Instalando e configurando o JDK 6 + Tomcat 7 + Webrun

1. Instalando o Java SDK (JDK)

OBS: Um vídeo tutorial está disponível no fim deste Post. 

O Tomcat é inteiramente escrito em Java e, portanto, necessita de uma Java Virtual Machine (JVM) — Máquina Virtual Java — para ser executado. Assim, é necessário ter a plataforma Java Padrão, Java Development Toolkit (JDK), previamente instalada.

1.1. Qual versão de JDK utilizar

Se estivesse-mos desenvolvendo uma aplicação do zero em JAVA,  eu recomendaria utilizar sempre a versão mais nova da JDK. Mas como o webrun funciona com a JDK6, recomendamos extremamente utilizar esta versão ao invés da versão padrão (Java 1.5) que já vêm instalada junto com o Maker. Existem inúmeros motivos para atualizar a máquina virtual java em nossas aplicações. Um deles (e o mais importante, creio eu!) é que a versão 5 do Java é 32bits.

E o que isso representa?
Isso quer dizer que você não consegue endereçar mais de 2Gb  de memória para a sua aplicação (venhamos e convenhamos não é muito).  Na teoria o limite máximo é de 4Gb, mas o tomcat do webrun simplesmente não sobe com mais de 2Gb.

1.2. Baixando e instalando a JDK6

A versão da JDK6 não está mais disponível na area de downloads do site da Oracle. Mas vocês podem baixar esta versão na parte de versões anteriores. Recomendamos a versão 6u45, x86 se o seu windows for 32bits ou x64 caso seu windows seja 64bits.

Após baixar é só instalar. Normalmente a instalação do java é bem tranquila, basta seguir os passos descritos pelo instalador e pronto, você já terá a versão 6 do java instalada e pronta para funcionar com o novo tomcat!

OBS.: É importante saber o diretório onde o java está sendo instalado. Como exemplo, instalamos em C:\Program Files\Java\jdk1.6

1.3. Definindo a variável de ambiente JAVA_HOME

Complementando a instalação do Java 2 SDK, defina a variável de ambiente JAVA_HOME apontando para seu local de instalação. Esta variável de ambiente padrão é usada pelo Tomcat e vários outros sistemas baseados em Java, para determinar a JVM preferencial. Isto é muito importante se houver mais de uma instalação de J2SE no computador, mas a variável JAVA_HOME deve ser definida mesmo se houver apenas uma versão instalada.

No nosso exemplo JAVA_HOME =C:\Program Files\Java\jdk1.6

 

2. Instalando o Tomcat 7

Na página do Marcos Dávila tem um tutorial passo a passo sobre como instalar a versão do Tomcat 6. O mesmo se aplica para a versão 7 do Tomcat (Ambas funcionam normalmente com a JDK6). Deste processo de instalação, o que podemos destacar é:

1 – Em um dos passos da instalação do Tomcat ele pergunta onde o Java foi instalado. Mesmo que tenhamos outras versões instaladas, devemos apontar para a versão 6. Como mostra na figura abaixo:

Tomcat apontando para o JAVA 6

 

2 – Devemos alterar a porta padrão para outro número que não entre em conflito com a instalação padrão do webrun nem com outras portas já em uso pelo computador. Se a porta 8080 já estiver em uso, alterar para outro valor:

Porta padrão do webrun

 

Pronto! Agora você pode acessar e testar se o seu servidor está rodando normalmente através do navegador, com um link parecido com o link descrito abaixo (lembrando de trocar a porta, caso necessário):

http://localhost:8080/

Caso a instalação seja bem sucedida, você verá uma tela parecida com a que mostramos na imagem abaixo:

 

3. Configurando o Webrun

Após a configuração do Tomcat você já tem quase tudo o que precisa para rodar o webrun no novo ambiente. Para os que ainda não perceberam, o webrun nada mais é do que uma aplicação que roda em um servidor de aplicações como este que criamos. Para que o Webrun funcione corretamente é necessário apenas mais alguns passos:

3.1. Obtendo a versão do webrun compilada para a JRE6

No Blog da Softwell, está disponível uma lista de difrentes versões do webrun, entre elas encontra-se uma compilada para a JRE 6. é esta que recomendamos para rodar com o nosso novo servidor.

Download do Webrun para a JRE6

3.2. Instalando o Webrun no novo servidor

Após baixar e descompactar a nova versão do Webrun, um arquivo chamado webrun.war é tudo o que precisamos. Basta copiar este arquivo para a pasta webapps do nosso novo servidor (com o serviço parado) e iniciar o serviço.

No nosso exemplo, o tomcat foi instalado em:

C:\Program Files\Apache Software Foundation\Tomcat 6

então devemos copiar o arquivo webrun.war para a pasta

C:\Program Files\Apache Software Foundation\Tomcat 6\webapps

Para testar, basta acessar o webrun pelo browser, com um link parecido com o que segue:

http://localhost:8080/webrun/

3.2. Definindo a pasta de sistemas

Segundo o Suporte da Softwell a estrutura de pastas do webrun deve ser composta das seguintes pastas:

  • Pasta do Webrun
  •      config
  •      reports
  •      systems

esta estrutura de pastas pode estar localizada em qualquer local do servidor que hosperdará a aplicação, mas temo que “avisar” ao webrun para que faça a busca dos nossos sistemas nesta pasta. Para o nosso exemplo, criamos uma estrutura de pastas em C:\webrun.

C:\webrun\config
C:\webrun\reports
C:\webrun\systems

… e dentro da pasta de sistemas vamos adicionar o WFRE do nosso sistema

C:\webrun\systems\Meu Sistema Qualquer.wfre

3.2. Apontando o webrun para a noss nova pasta

Para que o Webrun entenda que deve localizar os sistemas dentro da nossa nova pasta, é necessário que seja definida uma variável de ambiente chamada WEBRUN_HOME, que aponte para o novo diretório que conterá a estrutura de pastas necessárias.

Para fazer isso, clique com o botão direito do seu mouse sobre “meu computador” ou vá no painel de controle do seu computador, depois duplo clique em sistema você encontrará nos menus a aba configurações avançadas, selecione;

- Na janela que ir abrir clique em “variáveis de ambiente” e após basta você configurara as variáveis como vou demonstrar abaixo:

clique em novo em variáveis de sistema  insira a variável como demonstrado:

nome da variavel: WEBRUN_HOME
valor da variável: C:\webrun (ou outra pasta, se assim desejar)

Pronto, agora é só parar e iniciar o servidor novamente, utilizando o ícone do Tomcat associado na barra de tarefas ou através do painel de serviços do windows.

 

Qualquer problema é só rever os passos direitinho e verificar se todos foram seguidos à risca! Caso tudo ocorra bem o seu webrun já estará funcionando no novo servidor Tomcat 7

Enviar um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>